O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) é o núcleo executivo da CCIH e atua de forma ativa na prevenção e controle de infecções hospitalares; tem como objetivo elaborar e instituir medidas para redução da incidência e gravidade dessas enfermidades.
No He Serrana o SCIH é composto por médico da especialidade de Infectologia, enfermeiro e escriturário, tendo como responsabilidade definir ações normativas e coordenar todas as atividades de prevenção, investigação e controle das infecções hospitalares.
O que é infecção hospitalar?
As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), antigamente chamadas de “infecção hospitalar”, são definidas como infecções adquiridas após a admissão do paciente e que podem ser relacionadas aos procedimentos da assistência, como hospitais, ambulatórios, clínicas, instituições de longa permanência ou outros serviços de assistência à saúde.
Por que isso acontece?
Serviços de assistência à saúde frequentemente realizam procedimentos que quebram as barreiras de proteção normais do organismo humano.
Por exemplo, a passagem de uma sonda urinária, a aplicação de injeções, o uso de um cateter venoso para aplicação de medicamentos, entre outros. Além disso, esses ambientes são frequentados por uma quantidade grande de pessoas que apresentam doenças causadas por vírus, bactérias ou fungos.
Quando um microrganismo de potencial infeccioso encontra um caminho para dentro de um organismo humano já fragilizado por outras condições de saúde (sejam doenças prévias, cirurgias recentes, uso de medicamentos que interferem com a imunidade, etc) pode-se desenvolver uma IRAS.
É possível prevenir?
Como existem muitos fatores que podem influenciar o desenvolvimento de IRAS, várias medidas precisam ser feitas continuamente para preveni-las.
Você, que é usuário dos serviços de saúde, pode contribuir:
– Lave as mãos com frequência dentro do hospital, especialmente em alguns momentos, como: antes de se alimentar, após permanecer em um ambiente com muitas pessoas (refeitórios, salas de reunião em grupo), ao encostar em áreas altamente tocadas por outras pessoas (maçanetas, bebedouros, balcões).
– Siga as orientações dadas pelos profissionais de saúde sobre os cuidados com os curativos, sondas, punções venosas, etc.
– Evite circular em áreas fechadas do hospital, permanecendo apenas nas áreas abertas e no quarto onde está internado.
– Se passou por algum procedimento cirúrgico, siga as orientações do cirurgião, entre elas: lave a ferida operatória todos os dias com água e sabão, mantenha o curativo limpo e seco (se o cirurgião orientou continuar cobrindo a área), lave as mãos antes de encostar nas feridas.
Mas uma importante parte para a prevenção das IRAS é por nossa conta. Para trabalhar contra o desenvolvimento de IRAS existe o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), que monitora uma série de fatores e serviços realizados em todo o Hospital que podem influenciar no desenvolvimento dessa complicação. Algumas das atividades realizadas no hospital que contribuem para evitar infecções são:
– Limpeza do hospital, que é realizada por equipe própria do HE Serrana, treinada rotineiramente para manter a qualidade do serviço;
– Esterilização de materiais e equipamentos usados em centro cirúrgicos, UTIs e enfermarias, feita dentro do próprio HE Serrana e monitorada diariamente quanto à efetividade dos processos;
– Monitoramento da qualidade da água usada para consumo, preparo de alimentos, realização de procedimentos;
– Treinamentos de higienização das mãos para todas as equipes, reforçando a técnica mais adequada e os momentos mais importantes de realizá-la;
– Monitoramento de doenças infecciosas com maior potencial de transmissão, para contenção mais rápida de possíveis surtos e orientação adequada de medidas de isolamento
A prevenção de infecções relacionadas à assistência depende do controle de uma série de fatores. O SCIH do HE Serrana permanece sempre atento e atualizando-se para que nada seja esquecido, sendo nossa meta contribuir para a prestação de um serviço de qualidade.