Orientações de Consultas e Exames

– O paciente deverá vir com acompanhante maior de idade, ambos portando documento original com foto (RG, CNH, carteira de trabalho ou carteira profissional). não poderá voltar dirigindo ou na garupa da moto.

– Trazer exames de ureia e creatinina (validade de até 3 meses) em casos de:

– Pacientes acima de 50 anos

– Pacientes com qualquer idade que tenha alguma comorbidade associada à insuficiência renal, como: diabetes, hipertensão arterial, anemia falciforme.

– Amamentação: deverá ser suspensa por 24hs após a realização do exame com contraste. Orienta-se que a paciente estoque o leite materno por 24hs, devendo descartar o leite de ambas as mamas neste período.

– Gestação (ou atraso menstrual): não poderão realizar o exame sem autorização do médico solicitante por escrito. em casos de incerteza de gestação, confirmar a ausência da gravidez ou procurar seu médico.

– Estar em jejum (inclusive de água) por 6 horas. 

– Caso o paciente tenha antecedente alérgico a iodo e tenha necessidade do uso de contraste, deve ser feito o seguinte preparo: antes da realização do exame: 01 comprimido de cloridrato de fenoxadina (180 mg/dia) durante 02 dias antes do exame, e 01 comprimido de prednisona (20 mg/dia) durante 02 dias antes do exame. conversar com o médico solicitante sobre a necessidade e obtenção do preparo. 

– Se uso de metformina: suspender a medicação 2 dias antes do exame e reiniciar 2 dias após o exame, devido ao contraste. Demais medicações devem ser utilizadas normalmente no dia do exame (com o mínimo de água possível). 

– Medicamentos que deverão ser suspensos: cloridarto de metformina, presente nos medicamentos: avandament(r), aktos(r), diaformin(r), dimefor(r), formet(r), galvus(r), glicefor(r), glicomet(r), glifage(r), glucofage(r), glucoformin(r), glucovance(r), meguanin(r), metfordin(r), metform(r), metformina(r), metformix(r), neo metformin(r), starform(r), teotoformin(r) e debei(r). Obs: não suspender uso de insulina. 

– Contra indicações: gestação; asma; alergia ao iodo.

– O paciente deve trazer documento original com foto (RG, CNH), exames anteriores, em especial exames de seguimento ou acompanhamento.

– Não há necessidade de preparo.

ULTRASSONOGRAFIAS DE ABDOMEN TOTAL, PÉLVICA (GINECOLÓGICA) E RINS E VIAS URINÁRIAS

– O paciente deve trazer documento original com foto (RG, CNH).

– Para realização do exame o paciente precisa estar em jejum de 8 horas (água e medicamentos de uso habitual estão liberados) e estar com a bexiga cheia. recomenda-se tomar 4 copos de água (200 ml) cerca de 1 hora antes do exame e não urinar.

– Pacientes com incontinência urinária, pacientes muito idosos e crianças pequenas podem ser dispensadas de encher a bexiga para ultrassonografia de rins e vias urinárias. 

– Exames de próstata e o pélvico ginecológico não podem ser realizados com a bexiga vazia.

– O paciente deve trazer documento original com foto (RG, CNH).

– Não há necessidade de preparo.

– Para realização do exame é obrigatório estar com um acompanhante maior de 18 anos, portando documento original com foto (RG, CNH).

– Paciente deve estar de jejum de 12 horas.

– Pacientes diabéticos não devem descontinuar o uso de suas medicações durante o preparo, fazendo isto apenas no dia do exame. a informação de que o paciente é diabético deve estar clara no encaminhamento do mesmo para que os cuidados contra episódios de hipoglicemia sejam tomados no período que antecede, durante e após o exame.

Trazer o pedido de exame; RG, CPF, cartão do sus e comprovante de endereço e uma troca de roupa;

– Seguir a dieta conforme orientação prévia;

– É obrigatório acompanhante maior de 18 anos (trazer documento pessoal do acompanhante), que deverá permanecer no hospital durante todo o procedimento, caso contrário, será suspenso o exame. o paciente será acompanhado de apenas uma pessoa;

-Retirar: joias, relógios, acessórios de metal, prótese dentária e esmalte das mãos;

-Não é permitido dirigir após o exame e nem andar na garupa da moto com sedação;

-Remédio de uso contínuo: seguir orientação do anestesista.

– Não há necessidade de preparo.

– O paciente deve trazer documento original com foto (RG ou CNH), encaminhamento da consulta (guia de referência), comprovante de residência, cartão SUS e exames recentes.