Humanização

Humanização

O que é humanização?

Humanizar é realizar qualquer ato considerando o ser humano como um ser único e complexo, entendendo suas necessidades e expectativas, ofertando a ele um atendimento individualizado e reconhecendo suas demandas como legítimas.

paraopaciente

Para o Paciente

A humanização no ambiente hospitalar proporciona à pessoa enferma, acolhimento, empatia, segurança, apoio e conforto. Além de perceber o ser humano em sua integralidade e individualidade, respeitando suas crenças, valores e expectativas.

O Hospital Estadual Serrana busca a excelência nos serviços prestados realizando um atendimento humanizado, focado em promover o alívio do sofrimento, a recuperação da saúde e o bem-estar daqueles que buscam os serviços do hospital.

Para os nossos colaboradores

Nossa gestão é norteada pelas políticas do Plano Nacional de Humanização (PNH) e a partir delas são instituídas ações para promoção de relações mais humanizadas, do bem-estar e para valorização de nossos profissionais.

Todas as ações são acompanhadas pelo Centro Integrado de Humanização que conta com a participação dos colaboradores de diferentes setores tais como: assistência à saúde, administrativo e  gestores.

paracolaboradores

Nossas Ações

Baseada na diretriz de Clinica Ampliada, Safety Huddle são reuniões diárias de curta duração além de visitas multiprofissionais;

Com o intuito de traçar o plano terapêutico integral ao paciente, melhorar a comunicação das equipes e otimizar o tempo de internação.

Assim, um dos objetivos é o atendimento das demandas dos pacientes, visando sua recuperação e reabilitação, bem como fazer interface com a rede de saúde externa, tendo em vista a continuidade dos cuidados e dos tratamentos necessários e sua reintegração à sociedade.

 

Baseada na diretriz de Clinica Ampliada, o Plano de Alta tem o objetivo de organizar e qualificar a alta de pacientes do HE Serrana, em conjunto com o DRS XIII, participamos da organização da rede de assistência para contra referenciar os pacientes, melhorando a comunicação entre as unidades de saúde por meio de discussões e identificação das necessidades de continuidade de cuidados e tratamentos.

Baseada na diretriz de Acolhimento, o projeto idealizado pelo Hospital Estadual de Ribeirão Preto (HERP) e incorporado no HE Serrana com o intuito de humanizar o momento do óbito, através de um cartão de condolências assinado pela equipe multiprofissional e uma sacola personalizada para entrega de pertences aos seus familiares.

Acolhimento psicológico pós-óbito: Após o falecimento do paciente, a equipe de psicologia realiza um contato telefônico com os familiares para realizar acolhimento psicológico voltado para o processo de luto.

Baseada na diretriz de Acolhimento, o Protocolo Mews é uma escala de alerta, baseada em parâmetros clínicos, utilizada nas enfermarias do HE Serrana, que auxilia a identificação precoce do risco de deterioração aguda do paciente.

Baseada na diretriz de Defesa dos Direitos dos Usuários, as visitas na enfermaria têm horário ampliado (das 13h00min às 21h00min).

Acompanhantes: Todos os pacientes internados nas enfermarias têm direito a acompanhante independentemente da idade.

Visita Estendida no CTI: o paciente internado no CTI pode permanecer com um acompanhante por um período de até 12 horas (das 9h00min às 21h00min).

Baseada na diretriz de Cogestão e Grupalidade, os Grupos de Trabalho tem o objetivo de criar um espaço de corresponsabilização, estes grupos foram estruturados com a participação de representantes de diversas áreas, e sua função primordial é discutir os processos de trabalho das respectivas áreas e com as áreas de interface. Atualmente, estão estruturados da seguinte forma: Enfermaria, UTI, Ambulatório, Psiquiatria, Time de Comunicação, Reuniões de Equipes, entre outros.

Grupo de trabalho de Cuidados Paliativos: Os Cuidados Paliativos são um serviço essencial para o alívio de sintomas (como a dor e a falta de ar) e do sofrimento relacionados a diversos problemas de saúde pré-existentes e limitantes a vida.

Essa abordagem de cuidados possibilita um melhor padrão de atendimento e alto nível de conforto e dignidade, mesmo para aqueles pacientes com doenças graves, limitantes e incuráveis.

Os Cuidados Paliativos garantem ainda que os cuidadores e familiares recebam melhor apoio para que também possam fornecer cuidado e conforto para seus entes queridos, seja na internação ou após a alta hospitalar.

O HE Serrana possui um grupo de cuidados paliativos composto por equipe multiprofissional pronto para fornecer o cuidado e o conforto em todo o momento.

Baseada na diretriz de Valorização do Trabalho e do Trabalhador, o Hospital Estadual Serrana realiza diversas ações para promover o bem-estar e melhor qualificação de seus profissionais.

Integração dos empregados à rotina hospitalar: no momento da contratação, no seu primeiro dia de trabalho é realizado uma apresentação das rotinas, processos de trabalho, bem como normas que regulamentam o trabalho no ambiente hospitalar.

 

Investimento em treinamentos periódicos: vários tipos de treinamento em diferentes momentos são oferecidos aos empregados, tanto de aprimoramentos de técnicas específicas à cada área, quanto de novos processos e necessidades advindas das demandas das equipes e dos processos de trabalho.

Alimentação a preço de custo: é oferecido ao empregado realizar as refeições (almoço e jantar) no refeitório do Serviço de Nutrição e Dietética do HE Serrana a preço de custo, que é escalonado de acordo com o nível de escolaridade.

Conforme a diretriz de Ambiência, que compreende o espaço físico, social, profissional e de relações interpessoais que deve estar em sintonia com o projeto de saúde voltado para atenção acolhedora, resolutiva e humana.

  • ▪️ Espaço externo de convivência;
  • ▪️ Alimentação gratuita, chuveiro e poltrona de descanso para todos os acompanhantes.