Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

O Hospital Estadual Serrana tem como um valor a promoção da sustentabilidade ancorada em nosso compromisso com a responsabilidade social.

Nós atuamos em vários setores, a fim de proporcionar segurança para as pessoas, proteção ao meio ambiente e fortalecimento do SUS.

Ações Beneficentes

O HE Serrana realiza campanhas e estimula os empregados a fazerem doações de roupas, brinquedos e afins, em datas específicas, a fim de atender pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Ações de Saúde

Em parceria com o Hemocentro de Ribeirão Preto, o HE Serrana realiza campanhas para Doação de Sangue. O Hemocentro disponibiliza a montagem de uma estrutura no Hospital para facilitar a doação, onde trazem todos os equipamentos e pessoal necessário para a coleta no hospital.

Utilizando mensagens em mídias sociais, como WhatsApp corporativo, Instagram e Facebook, HE Serrana contribui para a promoção da qualidade de vida dos empregados, com a publicação de orientações de prevenção e educação em saúde.

Processos de Trabalho Informatizados

Muitos de nossos processos de trabalho foram informatizados, permitindo a economia de papel.

Parceria com Instituições Locais

ETEC Ângelo Cavalheiro – Centro Paula Souza – Serrana

O HE Serrana possui uma parceria com a ETEC Ângelo Cavalheiro – Centro Paula Souza para a contratação de aprendizes em diversas áreas do hospital, com o objetivo de contribuir com a formação profissional da comunidade local.

Comissão de Gerenciamento de Resíduos

A Comissão de Gerenciamento de Resíduos tem como objetivo administrar, de acordo com a legislação vigente, os resíduos gerados no serviço de saúde com a finalidade de prevenir danos à saúde dos colaboradores e ao meio ambiente, através das seguintes ações: racionalização do consumo de materiais, evitando desperdícios; aumento na segregação dos resíduos recicláveis e mobilização dos colaboradores na coleta seletiva dos resíduos, além da preocupação com o meio ambiente e a disposição final dos resíduos gerados pelo Hospital Estadual Serrana (HE Serrana). 

Secretaria de Saúde de Serrana e Entidades de Saúde

O HE Serrana atua diretamente com as ações de saúde voltadas aos habitantes de Serrana, auxiliando, por exemplo, no combate à pandemia do COVID-19.

Diversas ações foram feitas, entre elas, o manejo de um surto de COVID-19 na Casa do Vovô, a realização de inquéritos epidemiológicos e de um Censo da Saúde. Todas as medidas visam fornecer informações a Secretaria de Saúde para o manejo adequado da pandemia.

Projeto Compostagem dos resíduos Orgânicos

Com o intuito de dar destinação adequada aos resíduos orgânicos não contaminados gerados no Hospital, foi elaborado um projeto para manuseio dos resíduos orgânicos com um sistema de compostagem acelerada. 

Destacamos alguns dos benefícios desse projeto:

  • Redução significativa do volume de resíduos orgânicos no aterro sanitário do município
  • Contribuição para a não poluição do meio ambiente,
  • Aumento da vida útil do aterro sanitário;
  • Redução da quantidade de chorume e gases gerados na decomposição dos resíduos no aterro.

O projeto é realizado em parceria com a ETEC. Dessa forma, irá contribuir com a formação dos alunos e incentivar crianças e adolescentes da cidade de Serrana a desenvolver educação ambiental. 

Projeto Alta Responsável

O HE Serrana visa prestar assistência em grau de excelência e qualificar o atendimento às populações especiais, como a população idosa, em consonância com a Política Nacional do Idoso (Lei nº 8.842/1994).

Esse projeto visa a obtenção dos materiais necessários para continuidade dos cuidados, tais como fraldas geriátricas, dieta, sonda de aspiração, entre outros. Muitas vezes a aquisição desses materiais pode atrasar a alta hospitalar. Neste contexto, como parte da Alta  Responsável do paciente idoso, além do treinamento dos familiares para os cuidados domiciliares, haverá a entrega de um kit alta para atender os primeiros dias de cuidados desses pacientes.

Esses projetos contam com o apoio da Pedra Agroindustrial (Usina da Pedra)