Dúvidas Frequentes

Qual o endereço do Hospital Estadual Serrana? Qual ponto de referência?

Rua: Nossa Senhora das Dores, 811 – Centro – Serrana SP (Veja aqui).

Ponto de referência: o hospital fica localizado próximo à Santa Casa de Serrana.

Como chegar ao Hospital Estadual Serrana?

Existe uma linha de ônibus intermunicipal entre Ribeirão Preto e Serrana. 

Em Serrana, você deve  descer na rua São Sebastião, na altura do número 443, e esta parada fica há 2 quadras do Hospital.

O Hospital atende convênios e particulares?

Não. O hospital atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Como agendar consultas e exames?

Todos os agendamentos para primeiras consultas e/ou exames são realizados e encaminhados ao Hospital Estadual Serrana através das Secretarias Municipais de Saúde. Sendo assim, procure a secretaria de saúde de seu município para se informar sobre seu agendamento de primeira consulta e/ou exame.

Em casos de retornos, se tiver alguma dúvida, entre em contato com o HE Serrana para saber como está o agendamento. Nosso telefone: (16) 3987-8800.

O que trazer para consultas e/ou exames?

Documento oficial com foto, cartão do SUS, exames anteriores e comprovante de residência.

Quais exames são realizados no hospital?

Realizamos exames de ultrassonografia, tomografia computadorizada, endoscopia e colonoscopia.

Quais horários de visita aos pacientes internados?

ENFERMARIAS (1º e 3º ANDAR)

  • VISITAS (TODOS OS DIAS): das 13h às 21h (até 4 pessoas, entrando 2 por vez);
  • ACOMPANHANTE (todos os dias): 24h (Troca/Reentrada a cada 5h);

UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO (CTI)

  • VISITAS (TODOS OS DIAS): das 12h30 às 14h30 (até 4 pessoas, entrando 2 por vez) e das 20h às 21h (até 2 pessoas, entrando 1 por vez);
  • Os horários de visita no período da tarde (12h30 às 14h30) são divido da seguinte forma:
    – 12h30
    às 13:30: Boletim médico
    – 13:30
    às 14h30: Visitas
  • ACOMPANHANTE (visita estendida): todos os dias, das 9h às 21h (mediante autorização da equipe);

 

PSIQUIATRIA

  • VISITAS (TERÇA, SEXTA, SÁBADO E DOMINGO):
    das 14h às 15h e das 20h às 21h (até 2 pessoas, entrando 1 por vez);

 

  • OBRIGRATÓRIA A APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTO COM FOTO.
  • PROIBIDA A ENTRADA COM ALIMENTOS E BEBIDAS.
  • PROIBIDA A ENTRADA/RETORNO DAS 21h às 6h;
  • CRIANÇAS MENORES DE 14 ANOS SOMENTE COM A AUTORIZAÇÃO DA PSICOLOGIA.

Preciso levar algo se for visitar meu familiar internado?

A entrada ao hospital só é permitida se o visitante tiver portando documento original com foto.

O que é visita estendida na UTI?

É a possibilidade do paciente permanecer com um acompanhante, de preferência familiares próximos, durante 12 horas (9:00 às 21:00 hs).

Para que isto aconteça este familiar passará por treinamento de orientação sobre normas e rotinas do UTI Será fornecida alimentação ao acompanhante no período em que ele permanecer no hospital. 

Posso acompanhar meu familiar em sua internação?

Sim. Se houver acompanhante, a permanência mínima deverá ser de 2h

A troca de acompanhantes só poderá ocorrer de 5 em 5 horas e não poderá ocorrer entre 21:00 às 06:00h.

Acompanhantes têm direito à refeição?

Sim. Todo acompanhante de paciente internado tem direito às refeições no hospital.

Como faço para solicitar cópia do Prontuário Médico?

Devido ao sigilo, as cópias do Prontuário Médico só poderão ser fornecidas ao próprio paciente através de solicitação por escrito a próprio punho e apresentação de documento com foto.

A entrega da cópia do Prontuário Médico a parente direto, somente poderá ser realizada mediante a uma solicitação e procuração registrada em cartório do paciente autorizando a retirada pelo parente.

No caso de paciente que vier a óbito em nosso Hospital, a cópia do Prontuário Médico poderá ser solicitada por cônjuge e filhos, mediante solicitação escrito a próprio punho e apresentação de documento com foto que comprove o parentesco com o paciente. 

Como registrar críticas, elogios e sugestões?

Todas as manifestações são bem-vindas, pois nos ajudam a aprimorar nossos serviços.

Nossas formas de contato são: 

Canais do S A U (Serviço de Atenção ao Usuário)

Posso levar alimentos para o paciente internado?

Não. Todas as refeições do paciente são preparadas com a supervisão de uma nutricionista que acompanha as necessidades e restrições do paciente.

Durante a permanência no hospital, o paciente receberá todas as refeições (desjejum/ almoço/ lanche da tarde/ jantar/ ceia) específicas para sua dieta.

Nunca ofereça alimentos ao paciente sem o consentimento da equipe médica e da nutricionista. Os alimentos externos são restritos, pensando na segurança do paciente.

É permitido levar flores?

Não. Flores não são permitidas, pois elas podem ser fonte de insetos e bactérias. 

É permitido fumar nas dependências do hospital?

Não, é proibido fumar em qualquer dependência interna e externa do hospital, seguindo a Lei Estadual nº 13.016/08.

O paciente deve levar algo para o hospital?

Para o maior conforto dos pacientes, o hospital fornece todo o enxoval aos pacientes internados.

Fiz meu exame no Hospital. Em quanto tempo fica pronto o resultado e onde posso retirar?

Os resultados de exames realizados no hospital são encaminhados às secretarias municipais de saúde. Nosso prazo para envio é de até 30 dias.

Em casos de ultrassonografia, o laudo será emitido e entregue no mesmo dia. 

Posso usar celular na UTI ?

O uso de celular na UTI por pacientes não é permitido, devido a possível exposição de outros pacientes. No entanto, usamos chamadas de vídeo realizadas pela própria equipe para que os pacientes possam entrar em contato com seus familiares. 

Minha família pode me visitar na Enfermaria e/ou UTI?

ENFERMARIAS (1º e 3º ANDAR)

  • VISITAS (TODOS OS DIAS): das 13h às 21h (até 4 pessoas, entrando 2 por vez);
  • ACOMPANHANTE (todos os dias): 24h (Troca/Reentrada a cada 5h);

UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO (CTI)

  • VISITAS (TODOS OS DIAS): das 12h30 às 14h30 (até 4 pessoas, entrando 2 por vez) e das 20h às 21h (até 2 pessoas, entrando 1 por vez);
  • Os horários de visita no período da tarde (12h30 às 14h30) são divido da seguinte forma:
    – 12h30
    às 13:30: Boletim médico
    – 13:30
    às 14h30: Visitas
  • ACOMPANHANTE (visita estendida): todos os dias, das 9h às 21h (mediante autorização da equipe);

Onde os pertences ficam guardados?

Os pertences geralmente são entregues aos familiares na admissão do paciente na UTI, quando possível. Na impossibilidade dessa devolução, os pertences serão encaminhados para recepção, que acionará a família para retirada dos mesmos.

Enquanto o processo de devolução dos pertences acontece, esses ficarão na mesa de apoio ao lado de cada leito, contendo a identificação do paciente. 

O que é a visita estendida?

É a possibilidade do paciente permanecer com um acompanhante na UTI, de preferência familiares próximos, durante 12 horas (9:00 às 21:00 hs).

Para que isto aconteça, este familiar passará por treinamento de orientação sobre normas e rotinas da UTI. Será fornecida alimentação ao acompanhante no período em que ele permanecer no hospital. 

Como vou receber informações do paciente ?

Durante a visita das os médicos irão passar as informações para o familiar de referência a beira leito. É importante que seja escolhido um familiar de referência e este repasse as informações recebidas para os outros familiares.